25 ANOS PROMOVENDO A ARTE E A CULTURA
Criada em 4 de julho de 1998, a Fundação Cultural Gibão de Couro (FCGC) completa 25 anos nesta terça-feira. A ONG de política cultural da cidade de Várzea da Roça - BA é responsável por cuidar e gerenciar boa parte da cultura local, promovendo oficinas de artes.
Em 1998, os varzeanos Helber Pacheco, Izaldite,
Eliene, Edite, Carminha, Carlão, Juciane, Janilson, Kleberson, Wervesson e
outros varzeanos foram responsáveis em protagonizar a ata de criação da Fundação
Cultural Gibão de Couro.
Em 2010 tiveram protagonizando nossa história cultural os varzeanos: Wervesson, Cremilda, Rodrigo, Rana, Gilnei, Deraldo e Rudi (esses em memória), Itana, Ivanito, Débora, Valteanos, Natanael, Valdinéa.
Em 2023 a nossa diretoria executiva está
representada por: Zuryel Rios, Eduardo Guedes, Hércya Gabriella, Rana Elen,
Vicléa Vieira, Gidevaldo Macêdo, Cremilda Jesus e Ana Caroline.
Outra grande atribuição da Fundação Cultural Gibão de Couro é o fomento à produção cultural, com apoio direto do comércio local (Contav, Farmácia 2 Irmãos, Supermercado Soares, Farmácia Saúde, Foguinho Eventos, InfoTech internet, LabCenter laboratório, Viking Pizzaria e Chopp, Pollyana da Cruz, Segredos da Terra produtos naturais, MT Produções, Água e Cia distribuidora, Sua Festa.com, Proveagro, SahVida clínica média, Farmácia Farma Vida, Dani Cake’s, La Casa da Pizza, Ponto Central lanches, Fábio Gllow), e do poder público, através da Secretaria de Educação Esporte, Cultura e Turismo na pessoa de Vanda Reis (secretária) e do diretor de cultura Janilson Rios, apoio do prefeito de Várzea da Roça Danillo Sales, da presidenta da Câmara de Vereadores Talyta de Si de Neca e do CRAS. Por anos, a FCGC atendeu a mais de 700 alunos com oficinas de teatro, dança, circo, cultura popular, cinema, canto e dezenas de outros profissionais que integram a cadeia da economia criativa cultural da cidade.
Em duas décadas e meia de existência, a Fundação Cultural Gibão de Couro fez isso e muito mais para promover a cultura, valorizar a arte, apoiar os artistas, preservar a memória e afirmar a identidade varzeana. Olhar para trás é ver uma rica trajetória de realizações”, afirma o presidente da FCGC, Wervesson Zuryel (Ator, diretor de teatro, cineasta, escritor).
A Fundação Cultural nasceu a partir da
transformação de um paiol de pólvoras em teatro, antes de tudo acontecer, um
menino pobre sonhou com um teatro. Como não tinha condições para construir um
teatro, ele usava veios lençóis estendidos nos varais de sua casa.
Anos se passaram e um grupo de amigos criou
uma trupe de teatro chamado Bando Zuart.
A trupe cresceu e ao longo dos anos dando a
existência da FCGC, concedeu incontáveis projetos e programas, criou companhias
de dança, teatro, coral, produziu grandes eventos e espetáculos, sustentou uma
programação permanente em muitas as áreas artísticas.
Hoje, a Fundação Cultural Gibão de Couro possui um reconhecimento a nível nacional que atendem a população e é referência para as diferentes linguagens artísticas do município e do Território da Bacia do Jacuípe.
Acreditamos que a Cultura, Arte e Educação são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e humanitária. Várzea da Roça tem um celeiro gigantesco de varzeanos talentosos que estão apenas esperando uma oportunidade para protagonizar suas artes.
Parabéns FUNDAÇÃO CULTURAL GIBÃO de Couro
pelos seus 25 anos de existência na vida dos varzeanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário