A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea da Roça, prezando a transparência e o comprometimento com os varzeanos, vem a público informar que foi registrado mais um óbito por Covid-19 no nosso município. Trata-se de uma paciente de 59 anos, sexo feminino, com história de hipertensão e tabagismo, este interrompido há 15 anos (segundo informações de familiares). Deu entrada no hospital municipal em 29 de março apresentando tosse, dor de cabeça e dor lombar. Após atendimento médico, realização de coleta RT-PCR e medicação, paciente apresentou melhora das queixas, solicitando alta hospitalar.
No dia 01 de abril retornou a unidade hospitalar, lúcida, caminhando e verbalizando, com quadro de mal estar, sudorese de forma súbita, e falta de ar. Foi internada na unidade de clínica médica, sendo implementados todos os protocolos de acompanhamento a pacientes com suspeita de Covid-19, e solicitado encaminhamento a uma Unidade de Terapia Intensiva, via Central de Regulação Estadual. Contudo, apesar de todos os esforços e cuidados da equipe multiprofissional, a paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória, sendo realizada reanimação cardiopulmonar, sem sucesso. Foi constatado óbito por Parada Cardíaca, em consequência de Síndrome Respiratória Aguda. Por conta da suspeita de Covid-19, foi adotado o protocolo nacional de sepultamento por coronavírus.
Ontem, 04 de abril de 2021, a Secretaria de Saúde obteve acesso ao resultado do exame analisado pelo Lacen, apresentando Coronavírus SARS-CoV-2 DETECTÁVEL, confirmando óbito por Covid-19.
A Vigilância Epidemiológica segue os cuidados e orientações, monitorando familiares e outras pessoas que tiveram contato com a paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população siga as orientações das autoridades sanitárias, mantendo os cuidados de higiene, utilizando máscara e evitando aglomerações.
A Gestão Municipal manifesta o sincero sentimento de pesar pelo falecimento do paciente e se solidariza com familiares e amigos.
(Secretaria Municipal de Saúde/Assessoria de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário