Lajedinho após chuva neste sábado (1º)
Uma chuva forte que atingiu a cidade baiana de Lajedinho, na Chapada Diamantina, na madrugada deste sábado, 1º de abril de 2017, causou uma tromba d'água no rio Saracura, que invadiu a cidade e deixou casas e ruas alagadas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Edmundo Carvalho, a situação deixou, ao menos, 94 famílias desabrigadas. Não há registro de mortes ou feridos.
"Foi uma tromba d'água igual a 2013. É a sétima vez que isso acontece. As duas vezes mais graves foram em 2013 e agora", disse o coordenador da Defesa Civil.
Ainda conforme Carvalho, a chuva que atingiu Lajedinho neste sábado foi muito semelhante a que destruiu a cidade em dezembro de 2013, quando 17 pessoas morreram e 600 ficaram desabrigadas. Na ocasião, casas e estruturas de prédios públicos foram levadas pela enxurrada.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na madrugada deste sábado choveu 150 milímetros em Lajedinho. O volume e a força da água assustaram os moradores durante cerca de três horas. No dia da tragédia, em 2013, choveu 120 milímetros na cidade.
Conforme Edmundo Carvalho, algumas casas tiveram rachaduras e muitas famílias perderam bens materiais, como móveis e eletrodomésticos. Alguns estabelecimentos comerciais também tiveram prejuízos. Em um mercadinho, produtos foram levados pela chuva e ficaram espalhados. A água chegou a alcançar 1.5 m em algumas residências. Na manhã deste sábado havia muita lama pelas ruas. Foi preciso um trator para limpar o local.
Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, a prefeitura vai decretar estado de emergência por inundação e pedir homologação do governo do estado. Não houve mais registro de chuva em Lajedinho até as 16h30 deste sábado. No entanto, ainda há previsão de tempo fechado e possibilidade de chuva na cidade nesta noite e também no domingo (2).
Seca
Lajedinho teve o estado de emergência, por conta da seca, reconhecido pelo Ministério da Integração no dia 2 de fevereiro. O decreto vale até o dia 10 de julho. Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, embora o volume de chuva tenha sido muito alto no município neste sábado, não choveu na zona rural do município, que vem sendo castigada pela estiagem. A chuva se concentrou na área urbana de Lajedinho.
Tragédia em 2013
Um temporal causou destruição e mortes, na noite de 7 de dezemebro de 2013, no município de Lajedinho. De acordo com a Defesa Civil, choveu na cidade, em 2 horas, cerca de 120 mm. Aproximadamente cerca de 90% do comércio de Lajedinho foi destruído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário