Setembro amarelo é um movimento mundial, que chegou ao Brasil em 01 de setembro de 2015, visando a conscientização da população sobre a realidade do suicídio. Suicídio é o ato de tirar a própria vida e, segundo pesquisas, para mais de 90% dos casos existe prevenção.
Assim como o “outubro rosa” que visa trazer á tona a necessidade de exames preventivos na luta contra o câncer de mama e o “novembro azul” que reforça a necessidade de que os homens realizem exames preventivos contra o câncer de próstata, o setembro amarelo acontece em vários países neste mês, já que dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio. A cor amarela foi escolhida por representar socialmente uma cor de alerta, de atenção redobrada.
No Brasil, uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos, no mundo esse número cresce para uma pessoa a cada 45 segundos e pelo menos o triplo deste número já tentou tirar a própria vida, além das pessoas que pensam a respeito mas guardam o sentimento e a intenção para si, não entrando assim na estatística.
O número de suicídios efetivos é maior entre homens, porém as mulheres tentam o suicídio em maior número. Embora haja mais tentativas femininas, os métodos utilizados por estas, como ingestão de medicamentos ou substâncias, não são tão eficazes quanto os usados pelos homens que, na maioria dos casos, dão cabo da própria vida através de enforcamento ou arma de fogo.
As pessoas que cometem suicídio, de alguma forma, pedem ajuda, dão sinais de que precisam de atenção maior, mas como nem sempre esta necessidade é verbalizada, a maioria dos casos, passa despercebida. A tristeza por longo prazo, o isolamento social, a falta de motivação para realizar tarefas são sinais de alerta. A depressão ainda é a doença onde o maior número de pessoas cometem suicídio e devemos levar em consideração que, segundo a estatística, uma em cada quatro pessoas irão desenvolver depressão ao longo da vida.
O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos. (fonte: olhardireto)
Você pode ajudar trazendo este tema á sociedade, começando em sua casa, em sua roda de amigos, no trabalho, na escola. Uma sugestão é imprimir este material com a foto da capa e colocar nos murais de locais que você frequenta, como escritórios, escolas, igrejas, comércios, condomínios. Postar fotos com objetos, roupas, alimentos na cor amarela com a #setembroamarelo pode estimular pessoas a pesquisar sobre o assunto. Cada postagem, divulgação da matéria ou diálogo pode salvar a vida de alguém. Talvez, a vida de alguém que você ame muito, talvez a sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário