PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA
Amor Por Nossa Gente

Web Rádio Foguinho Eventos Zap (74)99954-6957

31 de out. de 2014

Estudantes exploram cultura de Salvador durante 3º Encontro Todos Pela Escola

Desde a última terça-feira (28), mais de 20 mil alunos da rede pública estadual participam do 3º Encontro Estudantil Todos Pela Escola, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação. Muitos deles aproveitaram as brechas entre os ensaios e as apresentações de dança, coral, desenhos, pinturas, ciência e esporte para conhecer um pouco mais de Salvador.
Laiane Novais Rios- Várzea da Roça BA
Moradora do município de Várzea da Roça, no centro norte da Bahia, Laiane Novais Rios, 16 anos, concretizou uma vontade que tinha desde criança. A estudante do 2º ano do Colégio Antônio Carlos Magalhães diz que jamais vai esquecer a primeira vez em que tomou um banho de mar. A calmaria do Porto da Barra foi o cenário escolhido para a ocasião especial.
“Achei impressionante. Aquele azul imenso é lindo. Eu só via pela TV e tinha vontade de saber como era de perto. Apesar de achar agitado, foi muito gostoso molhar os pés na água e depois mergulhar. Tive pela primeira vez na vida a sensação de liberdade”, conta a estudante, que se apresenta no Festival Anual da Canção Estudantil (Face), um dos projetos do Encontro.
Assim como Laiane, outros alunos das escolas estaduais puderam percorrer as ruas da capital baiana, acompanhados pelos professores. Nas mãos dos jovens, a inseparável câmera fotográfica, responsável por registrar os momentos mais marcantes dos passeios. Em poucos dias, eles tiveram acesso à região do Iguatemi, à orla da Barra e ao Centro Histórico de Salvador, em uma prazerosa aula de campo.
Centro Histórico
Da Praça Thomé de Souza, a vista para a Baía de Todos-os-Santos, que se estende ao 2º Distrito Naval, vai ficar guardada  na memória do estudante Kannedy Silva Santana, 21. “Tenho muitos amigos que tinham visitado Salvador. Eles elogiavam bastante e acabavam me despertando curiosidade. Agora que pude conhecê-la posso garantir: é linda e muito plural. É um universo para a gente se inspirar”.
Um dos companheiros de Laiane no Face, o jovem é natural de Arataca, no sul da Bahia, e sonha ser cantor. Sob o sol soteropolitano, e com uma apresentação para fazer à noite, ele não abriu mão da hidratação. “A gente se sente como artista. Passamos por toda essa preparação, e aprendemos com nossos professores a ter cuidado com o corpo e a voz. Fico preocupado bastante com a garganta. Afinal, é o que nós temos de especial. Estou sempre me hidratando para estar em condições de fazer o meu melhor”. Continue lendo.....

A ida ao Centro Histórico de Salvador foi o que mais mexeu com o estudante Michel Querino –participante do Face e aluno do 3º ano do Colégio Eufrásia Andrelina de Jesus (Ceaj), localizado em Ibirapitinga, sul da Bahia. Admirador do talento do cantor Michael Jackson, ele fez questão de conhecer o Largo do Pelourinho, local onde o astro da música pop gravou um clipe musical. Além de fotografar, o garoto de 16 anos ainda comprou uma camisa com o rosto do músico estampado.
“Fiquei impressionado, arrepiado. Me emocionei quando cheguei aqui no Pelourinho e lembrei que ele [Michael Jackson] já esteve aqui. Levo um pouco dele quando me apresento. Até hoje, Michael é uma referência para mim e para muitas outras pessoas que sonham com a arte”.
Intercâmbio cultural
Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, o contato dos estudantes com a história e cultura da capital baiana é uma chance de promover ainda mais conhecimento. “Esse encontro pode ser considerado  um encontro de culturas. Por muito tempo, as pessoas consideraram que a cultura da capital e do Recôncavo fosse a cultura baiana. Mas isso foi um distorção imensa. Nós vivemos em um estado imenso que tem várias culturas. E o que estamos tendo aqui é a oportunidade de intercâmbio cultural. Salvador é muito rica em manifestações artísticas, e esses alunos estão podendo levar isso com eles”.
Com a viagem chegando ao fim, para muitos, o que surge é a saudade de uma cidade cheia de encantos e histórias. “Espero, em pouco tempo, retornar para a capital para conhecer o que não tive a oportunidade de conhecer dessa vez. Sei que é grande e tem muito a acrescentar na vida pessoal e profissional de cada um”,  diz Michel Querino.
O 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola será encerrado na noite desta quinta-feira (30), com a grande final da 7ª edição do Face, na Arena Fonte Nova, onde serão apresentadas 15 canções finalistas de autoria dos estudantes que se destacaram entre as 1.078 escolas das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc).
Fonte: SECOM/Bahia/Foto: Alberto Coutinho/GOVBA 

Nenhum comentário:

Visita Online