Depois das chuvas que caíram neste mês de dezembro de 2013, a Barragem de São José do Jacuípe recebeu um bom volume de água. Ela passou de 5,87% (20,9 milhões de metros cúbicos) para 8,5% (30,2 milhões de metros cúbicos). Para chegar na sua capacidade máxima, vai ter que chover muito.
A referida barragem é responsável por abastecer atualmente as cidades de Várzea da Roça, Quixabeira, além das comunidades de Junco e Paraíso (Jacobina) e Gonçalo (Caém).
Barragem de José do Jacuípe
Já Várzea do Poço e Mairi, que estavam sendo abastecidas pela referida barragem, passou a receber água da Barragem do Flori, localizada nos limites dos municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço e Mairi, que está vertendo graças às chuvas deste mês.
A barragem de São José do Jacuípe está entre as maiores do Estado da Bahia. Por causa da longa estiagem, ela ficou abaixo de sua capacidade. Inaugurada em meados dos anos 80, chegou ao seu auge em 1992 quando seu sangradouro foi utilizado pela única vez.
A barragem banha os municípios de São José do Jacuípe e Várzea da Roça, tem altura máxima de 41,0m por 1.560m de comprimento, é considerada uma das mais importantes na perenização do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia com capacidade de represar 355 milhões de metros cúbicos de água.
Na época, ela construída para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio que lhe dá o nome ao longo de uma extensão de 180km , até a sua confluência com o Paraguaçu.
Clique Aqui e veja matéria antiga
Redação Agmar Rios Fotos Foguinho Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário